sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EREM Regina Pacis promove Jogos Internos




No período de 25 a 27 de agosto deste ano, a EREM Regina Pacis, município de Palmeirina, mobilizou a comunidade escolar para a competição dos Jogos Internos “Inter-Regina 2014”. O objetivo foi motivar e envolver os estudantes, incentivando-os à prática de Educação Física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão para contribuir em sua formação integral como ser social e participante, estimulando sua criatividade por meio da valorização dos jogos. 

Os professores Marcone, Acácio e Valentin, assim como o Grêmio Estudantil da escola, estiveram à frente do evento. A lista com o resultado dos campeões por modalidade e as fotos do evento podem ser visualizados no blog da escola, disponível no link: http://escola-reginapacis.blogspot.com.br/2014/08/jogos-internos-da-erem-regina-pacis.html

EREM João Fernandes da Silva na Semana da Pessoa com Deficiência


Em celebração à Semana da Pessoa com Deficiência, a EREM João Fernandes da Silva, município de São João, realizou junto à comunidade escolar diversas atividades voltadas para o olhar diferenciado sobre a necessidade de inclusão. A programação culminou ontem (28) com caminhada pelas ruas de Garanhuns.

A ação envolveu palestra para os educadores e funcionários da escola, oficinas de libras e braile para os estudantes, exposição de materiais confeccionados pelo Centro de Reabilitação em Educação Especial de Garanhuns e exibição de filmes sobre o tema. A escola participou, ainda, da gravação do Programa Rádio na Escola, da FM Sete Colinas, levantando a discussão sobre o tema.

O encerramento das atividades aconteceu ontem (28), em Garanhuns, com a participação na Caminhada da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Escola Dom Juvêncio de Brito. De acordo com a gestora da escola, Iara da Glória Marcos, “um evento como este é uma oportunidade para dialogar e se fazer ouvir sobre os avanços e as dificuldades que passam as pessoas com deficiência”.

Durante o evento, a escola deu mais um passo para a efetivação da educação inclusiva e oficializou o início do funcionamento da sua Sala de Atendimento Educacional Especializado.




quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Escola Professora Clarice Godoy incentiva interesse pelos clássicos da literatura brasileira

A Escola Professora Clarice Godoy, no município de Correntes, realizou projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura nos estudantes da instituição. Intitulado “A Literatura Brasileira nas Rimas e Versos do Cordel Nordestino", o projeto teve como ideia central unir a leitura de clássicos da literatura brasileira à literatura de cordel, culturalmente tão presente na vida do povo nordestino. A culminância ocorreu no último dia 12 de agosto, na própria escola.

A estratégia foi realizar cordéis como adaptação de clássicos da literatura brasileira para situar obras nacionais consagradas em aspectos culturais do Nordeste. Além de ressaltar a importância da leitura para a compreensão dos contextos históricos e sociais sobre as quais as obras foram escritas, as atividades desenvolvidas mobilizaram o conhecimento e criatividade literária dos estudantes, exercitando a sua escrita junto ao seu senso crítico. 

Para isto, projeto iniciou com a realização de oficina para ensinar os estudantes a arte de xilogravura e uma viagem para a cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, com o objetivo de conhecer a vida e a obra do escritor Graciliano Ramos. Em seguida, obras literárias foram divididas entre os professores e as turmas. Eles fizeram a leitura, elaboraram resumos e confeccionaram cordéis relativos a cada obra. Após a culminância, as produções foram catalogadas, com o auxílio dos professores, e colocadas à disposição na biblioteca da escola.



terça-feira, 26 de agosto de 2014

Homenagem ao ex-governador Eduardo Campos‏


A Secretaria de Imprensa, por meio da Gerência de Comunicação Digital, prepara uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos. O trabalho já iniciou no dia 15 de agosto e consiste em um álbum de fotos na página oficial do Governo do Estado de Pernambuco no Facebook (veja aqui)

A homenagem está sendo ampliada para que todos os funcionários, independentemente do cargo que ocupe ou que já ocuparam no governo de Eduardo Campos, possam participar. Para isso, quem tem fotos ao lado do ex-governador pode enviar para editorportalpe@gmail.com com nome que quer registrado no álbum, o telefone e a secretaria com a qual tem vínculo.

Outro álbum ainda será aberto para a população. Portanto, mesmo quem não tem vínculo algum com o governo atual ou o passado, também pode participar desse trabalho. No final do ano será publicado um livro com as imagens postadas nos dois álbuns.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

VII Formação de Merendeiros discute qualidade na alimentação escolar


Cerca de 200 profissionais da alimentação escolar em atuação nas escolas da rede estadual de ensino da região estiveram reunidos, nos últimas dias 20 e 21 de agosto, na VII Formação de Merendeiros da GRE Agreste Meridional. A ação, realizada pela equipe de nutrição da Gerência Regional, teve como tema “Mais Saúde e Qualidade na Alimentação Escolar”. O objetivo foi aperfeiçoar as técnicas de manipulação dos alimentos para evitar desperdício no recebimento, armazenamento, pré-preparo e preparo da merenda oferecida nas escolas da rede.

 
 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Inscrições abertas para o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal 2014.2


A Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) abrem as inscrições para o curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal - DEF 2014.2, no período de 18 a 31 de agosto de 2014.

O curso é totalmente gratuito e oferecido preferencialmente aos profissionais da educação, mas também aos servidores públicos e sociedade em geral do Estado de Pernambuco. A nova edição do curso traz um total de 390 vagas para o nosso estado. 




O curso tem duração de dois meses, com certificação de 120 (cento e vinte) horas emitida pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. Ele está estruturado em quatro módulos de estudo, mais um módulo específico para a discussão de uma ação planejada em Educação Fiscal (Plano de Aula/Plano de Ação ou Projeto Pedagógico):

· Módulo 1 - Educação Fiscal no Contexto social;
· Módulo 2 - Relação Estado - Sociedade;
· Módulo 3 - Função Social dos Tributos;
· Módulo 4 - Gestão Democrática dos Recursos Públicos;
· Módulo 5 – Elaboração de Projetos.
 
Ministrado a distância, o curso tem início no dia 15 de setembro e se estende até 21 de novembro. Durante o curso, o aluno contará com o apoio de um tutor para esclarecimento de dúvidas, fomentação de debates nos fóruns e acompanhamento da aprendizagem. O aluno deve ter aproveitamento geral de, no mínimo, 70% para receber a certificação da ESAF.

Mais informações disponíveis no site http://www.esaf.fazenda.gov.br/ no link Educação Fiscal. A inscrição para o curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal deve ser realizada clicando aqui.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estudantes do Agreste Meridional são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2014



A Câmara dos Deputados divulgou, na manhã desta segunda-feira, 18, o resultado do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014.

Dos quatro estudantes selecionados em Pernambuco, três são do Agreste Meridional: Adeilson Alves da Silva, da Escola Jornalista Manuel Amaral, de Lajedo; Lucas Ferreira de Melo, da EREM Garanhuns; e Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio da Silva, de Correntes. A estudante Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, do Recife, completa a lista dos finalistas.

Os jovens parlamentares viajarão à Brasília no dia 21 de setembro para participar da Plenário do Parlamento Jovem Brasileiro 2014. O propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O objeto do Programa é possibilitar a estudantes do Ensino Médio/Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

Este ano, Pernambuco registrou 256 projetos de lei inscritos para o Programa, superando o número de inscrições de 2013, que foi 144. No cenário nacional, Pernambuco ficou em terceiro lugar no quantitativo de inscritos, atrás de Amazonas, com 300 inscrições, e de São Paulo, com 303

Créditos da imagem: Leonardo Prado

Secretaria de Educação e Esportes abre 5.670 vagas em cursos a distância



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) abre hoje (18) 5.670 vagas em cursos técnicos a distância, sendo 5.090 para estudantes a partir do 2º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas (EAD-PE) e 580 para servidores administrativos de escola pública (Profuncionário). As inscrições acontecem exclusivamente no site da secretaria até o dia 28 deste mês.

As vagas para alunos de ensino médio são nos cursos de Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, e Serviço de Restaurante e Bar. As 580 vagas do Profuncionário estão distribuídas entre os cursos técnicos de Secretaria Escolar e de Multimeios Didáticos. No Agreste Meridional, os polos acontecem em Águas Belas (EREM Cel. Nicolau Siqueira), Bom Conselho (EREM Frei Caetano de Messina), Lajedo (ETE Antonio Dourado Cavalcanti) e Garanhuns (na sede da GRE).

Na inscrição, o candidato deve agendar a data da prova objetiva, necessariamente entre os dias 1 e 10 de setembro. As matrículas acontecem de 17 a 23 de setembro para estudantes, e de 22 a 23 do mesmo mês para servidores, de acordo com o curso selecionado.

Mais informações através dos telefones (087) 3761-8394 / 3761-8395 / 8877-2013 / 9934-0373 / 8121-2338.