terça-feira, 23 de agosto de 2016

GRE do Agreste Meridional realiza 6º Colegiado de Gestores Escolares

A equipe técnica da GRE do Agreste Meridional e representantes das escolas estaduais da região discutiram, na manhã de hoje (23), na sede da Gerência, os resultados do 1º Semestre do ano e as perspectivas para os próximos meses, durante o 6º Colegiado de Gestores Escolares. Com periodicidade mensal, o encontro de agosto deu enfoque às avaliações em larga escala e contou com a participação dos Educadores de Apoio e Apoios Pedagógicos das unidades de ensino. 

A 6ª edição dos Colegiados Internos foi aberta pela gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, que iniciou a manhã de trabalhos relembrando a importância da realização de gestão integrada para o alinhamento e consequente sucesso nas atividades educacionais na região. A integração, aliás, foi representada não só entre as equipes escolares e da GRE, mas com a participação da sociedade e de instituições parceiras na pauta da reunião.

Em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Analista Educacional Lenice Couto e o Advogado Jarbas Trindade foram convidados a dar seus depoimentos sobre os desafios de viver sem visão. Ambos deficientes visuais há vários anos, eles chamaram atenção para as principais limitações motoras e de comunicação para relatar, de forma inspiradora, as formas como lidam com elas. 

Entendendo a importância da articulação entre Saúde e Educação, a V Gerência Regional de Saúde (GERES) ganhou espaço para apresentar o trabalho do Conselho Regional de Prevenção aos Acidades de Moto (CRPAM). Além de demonstrar as estatísticas de ocorrência deste tipo de acidentes, a instituição ressaltou a contribuição dos gestores educacionais no desenvolvimento de ações escolares preventivas para o caso. 

O conteúdo técnico do Colegiado ficou sob responsabilidade das coordenações gerais de Gestão da Rede (CGGR) e Desenvolvimento da Educação (CGDE). A primeira fez um apanhado sobre os principais resultados escolares do primeiro semestre, destacando as informações aferidas por meio dos instrumentos de monitoramento escolar nas unidades do Agreste Meridional. A CGDE, por fim, apresentou aspectos conceituais sobre avaliações externas enquanto diagnósticos para subsidiar as tomadas de decisão das políticas educacionais. 

A realização de colegiados de gestores escolares faz parte do conjunto de ações de Gestão Integrada previstas no planejamento da GRE do Agreste Meridional para o biênio 2015-2017. Até dezembro de 2016, outros quatro encontros como este estão previstos com equipes gestoras das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário