segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Trabalhos de Conclusão do Fundamental (TCF) são apresentados nas escolas do Agreste Meridional

Estudantes do 9º ano do Agreste Meridional começaram a apresentar, na última sexta-feira (25), os Trabalhos de Conclusão do Fundamental (TCF). A gerente da GRE, professora Adelma Elias, e a Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e idealizadora do projeto, professora Ana Selva, estiveram na Escola Senador Aderbal Jurema, em Garanhuns, para prestigiar a produção dos estudantes.

Na escola, dois trabalhos foram apresentados no dia 25. O primeiro deles, “A História dos Jogos Eletrônicos”, culminou na produção de um jogo digital pelos estudantes, utilizando programação informatizada. O estudante Ramsés Almeida, do 9º ano B, foi um dos autores do jogo e acredita que a participação no projeto foi importante na sua orientação vocacional. “Achei importante fazer este trabalho sobre jogos eletrônicos porque uma das profissões que eu quero me formar é Ciências da Computação, e o projeto me ajudou a conhecer mais sobre a área”, afirmou.

Já o segundo grupo escolheu abordar as questões de gênero para apresentar, no documentário “História das Mulheres: Gênero ou Poder?”, a inserção feminina no mercado de trabalho. Para uma das integrantes do grupo, Raissa Lima, o TCF foi uma oportunidade de falar abertamente sobre um assunto ainda pouco debatido. “Nós já nos identificávamos com o tema e, a partir do trabalho, fomos mais além para mostrar que as mulheres já conquistaram um bom espaço na sociedade, mas ainda falta muito para que possamos conseguir os nossos sonhos profissionais sem sofrermos tantos preconceitos”, declarou a estudante do 9º ano B.

O Trabalho de Conclusão do Fundamental é uma inovação da rede estadual de Pernambuco, que começou a ser implantado a partir deste ano nas escolas. O Objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa, planejamento e investigação, a partir de algum tema que os alunos tenham vontade de saber mais, diagnosticar, intervir na realidade.

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