sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Estudantes da rede pública realizam provas do SAEPE

A última quarta-feira (30) foi o Dia D para a educação pública em todo o Estado. Centenas de milhares de estudantes realizaram, nas suas próprias escolas, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). A avaliação acontece anualmente para unidades de ensino das redes estadual e municipais, e serve como diagnóstico para nortear as políticas em Educação adotadas para o próximo ano.

Só no Agreste Meridional, 44 escolas estaduais participaram da avaliação. Por aqui foram avaliadas 40 turmas (1.437 estudantes) de 9º ano do Ensino Fundamental e 152 turmas (5.367 estudantes) de 3º ano do Ensino Médio. No total, 6.804 estudantes nos 22 municípios que compõem a região realizaram as provas do SAEPE.

A frequência este ano foi considerada excelente pelos gestores e pela equipe da GRE do Agreste Meridional, com escolas chegando a 100% de presença dos alunos. “A participação dos estudantes é fundamental para termos um diagnóstico mais preciso e com isto novas políticas educacionais e investimentos com vistas ao alcance da qualidade e do sucesso da nossa educação”, comentou a gerente da Gerência Regional de Educação (GRE), professora Adelma Elias.

Ela explica, também, que a avaliação é fundamental para educação de Pernambuco: “A realização do SAEPE é uma ação de grande importância para a Rede Pública de Ensino, em especial para o Governo de Pernambuco, por ter um modelo de gestão focado em resultados como forma de buscar por uma educação de qualidade social. Nesse sentido, foi muito gratificante termos visto o empenho da nossa equipe GRE e da comunidade escolar através da mobilização dos gestores e professores para garantir 100% dos estudantes neste dia 30 fazendo a avaliação. Estamos muito felizes com a participação e envolvimento de todos”, pontuou a gerente.

O SAEPE foi criado em 2000 com o objetivo de fomentar mudanças na educação oferecida pelo Estado, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade. As provas contemplam as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e são aplicadas para as turmas finais de cada etapa de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário