quinta-feira, 11 de maio de 2017

ETE Governador Eduardo Campos constrói Viveiro Móvel em aulas de Agroecologia

Um projeto da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, vem trazendo impactos positivos na comunidade rural do município. Na perspectiva de disseminar a forma de produção agroecológica, professores e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia estão desenvolvendo o “Projeto Germinar”. A iniciativa tem como objetivo elaborar e executar práticas que possam ser utilizadas pela comunidade local e circunvizinha, como alternativa de melhorar a qualidade de vida das pessoas que dependem da agricultura familiar.

“Este projeto promove a integração dos conhecimentos construídos no curso de Agroecologia e áreas afins, aproximando a teoria da prática e instigando a percepção dos alunos para o desenvolvimento de tecnologias alternativas e sustentáveis”, detalha o gestor da escola, William Marques. Dentre estas tecnologias, está o viveiro móvel para produção de mudas, que ajuda os agricultores locais a aliar a otimização do trabalho com a garantia de melhores condições ao meio ambiente. 

Construído pelos alunos do curso, o viveiro móvel cultivará mudas em um ambiente propício para o seu desenvolvimento até chegar ao período do plantio. Os estudantes foram orientados teoricamente sobre os conceitos e benefícios que estão agregados à produção de base agroecológica e construíram o viveiro a partir de esquemas apresentados pela equipe docente da escola. 

A proposta é que eles repliquem essas práticas em suas propriedades e comunidades, e consigam aplicar os recursos aprendidos na escola. O viveiro móvel construído na escola já está disponível para visitação e apreciação da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário