quinta-feira, 4 de maio de 2017

GRE e representantes municipais debatem oferta de Transporte Escolar no Agreste Meridional

Um dos assuntos pertinentes ao Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, o Transporte Escolar foi tema de reunião de alinhamento realizada hoje, 04, na sede da GRE do Agreste Meridional. O tema foi discutido entre Gerência Regional, representantes de Secretarias Municipais de Educação e Gerência de Articulação Municipal (GAM) da Secretaria de Educação de Pernambuco. 

O encontro iniciou com a participação da gerente da GRE, Adelma Elias. Respaldada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, ela levou para discussão questões sobre a garantia de acesso e permanência dos estudantes à educação, demonstrando a importância do transporte para frequência e consequente sucesso escolar. Ainda na sua apresentação, Adelma Elias demonstrou um extrato da pesquisa de satisfação aplicada em 2016 com aproximadamente 6 mil alunos da rede estadual sobre o transporte, realizando um diagnóstico sobre a pasta no Agreste Meridional. 

Em seguida, a GAM tratou sobre os aspectos gerais do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), operacionalizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. Neste aspecto, foram abordadas a importância da criação de um banco de dados relativos ao programa e o fluxo de prestação de contas dos recursos disponibilizados para o transporte dos estudantes. 

Ao final, os representantes das Secretarias Municipais sistematizaram os principais desafios locais referentes à oferta de transporte e elencaram algumas propostas de solução, que podem subsidiar planos de ações para aprimorar a atividade na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário