sexta-feira, 25 de agosto de 2017

GRE, Secretaria de Educação e MEC discutem políticas de Educação Escolar Quilombola


Cerca de 200 pessoas vinculadas à Educação Escolar Quilombola lotaram o auditório da GRE do Agreste Meridional nesta quinta-feira (24), para reunião técnica promovida pela Gerência de Políticas Educacionais da Educação do Campo (GEPEC) em articulação com o Ministério da Educação (MEC). A pauta programada teve como objetivo dialogar com gestores, professores, lideranças quilombola, movimentos sociais e sociedade em geral sobre a oferta de uma educação básica de qualidade e que respeite a história e cultura das comunidades remanescentes dos quilombos.

Após mesa de abertura, que contou com a presença da gerente da GRE, Adelma Elias, os representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco e do MEC discutiram com os presentes as legislações que normatizam a Educação Escolar Quilombola. Em grupos de trabalho, o debate continuou com foco na situação atual desta oferta de ensino nos sistemas estadual e municipais, e o que é preciso ser feito para implementar a Resolução CNE 08/2012.

Também na agenda de atividades, os grupos de trabalho procuraram criar estratégias para a efetivação da Educação Escolar Quilombola no dia a dia da escola e direcionar os programas estaduais e municipais que articulam este tipo de educação com o Plano de Ações Articuladas (PAR) do MEC. O produto final foi um cronograma de ações apresentando a operacionalização do que foi debatido. 

Em Pernambuco, a Educação Escolar Quilombola é constituída por um contingente de 526 professores e de 9.171 estudantes, segundo o censo 2016. Neste sentido, as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado são planejadas, executadas e acompanhadas junto com os municípios, os professores, os estudantes e as lideranças das comunidades quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário