segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ETE Governador Eduardo Campos promove intervenção comunitária com o projeto "Adote uma Escola"

Estudantes e professores da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, vêm demonstrando que lugar de aprendizagem não é só na sala de aula. Com o projeto de extensão “Adote uma Escola”, a unidade de ensino soma a necessidade de aliar teoria e prática com a importância de atuar positivamente na comunidade, por meio da intervenção técnica em laboratórios de informática de escolas municipais. 

A iniciativa, liderada pelo professor da base técnica de Rede de Computadores Anderson Alves, envolve os estudantes da disciplina Montagem e Manutenção de Computadores em visitas de diagnóstico nas escolas da rede municipal de São Bento do Una, com o intuito de verificar quais equipamentos estão em desuso por falta de manutenção e quais as necessidades de reparo para que voltem a servir à comunidade escolar. A partir disto, os alunos elaboram um plano resolutivo, sob a supervisão dos professores do curso, cuja manutenção ocorre prioritariamente com a reutilização de peças.

“A contribuição pedagógica com este trabalho é facilitar o ensino e a aprendizagem do aluno, trabalhando conjuntamente teoria e prática. Além de termos laboratórios para a prática dos estudantes, a ideia é que eles possam trabalhar de fato na área, e nada melhor do que inseri-los em um local no qual possam exercitar tudo aquilo que aprenderam”, avalia o professor Anderson Alves. E os frutos sociais do projeto estão sendo reconhecidos pelos próprios alunos participantes. “Uma das coisas mais positivas é que, além do conhecimento que adquirimos, nós também tivemos a oportunidade de ajudar outros alunos para que eles voltassem a ter acesso aos laboratórios”, observou Maria Sabrina Cavalcante da Costa Silva, aluna do 1º do curso técnico em Redes de Computadores na modalidade médio integrado.

Desde a primeira visita de intervenção, realizada no dia 03 de novembro, duas escolas do município já foram atendidas pelo projeto. Ao final do ano letivo, a expectativa dos realizadores é que seja efetivada a manutenção integral dos equipamentos e entrega dos espaços para utilização regular da comunidade escolar, com computadores e rede em pleno funcionamento. Além disso, o projeto prevê uma etapa formativa, em que o público beneficiado seja sensibilizado quanto ao uso adequado dos equipamentos e ambientes de informática, a fim de prolongar a vida útil dos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário