quinta-feira, 17 de maio de 2018

Feira de tecnologia movimenta estudantes em São Bento do Una

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, localizada no município de São Bento do Una, Agreste Pernambucano, se reuniram nesta quinta-feira (17), para realizar a terceira edição da Feira de Tecnologia. O evento, que neste ano tem como tema central O desfaio de ensinar e a descoberta do aprender: utilizando as tecnologias a favor de uma aprendizagem significativa, visa apresentar projetos tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes voltados para a comunidade com foco na agricultura familiar baseados na proposta sustentável para suprir as demandas nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. A feira segue até esta sexta-feira (18) com apresentações culturais, peça teatral, coral, exposição em stands e palestras.


O evento tem o objetivo de fazer com que os estudantes apliquem o que eles vivenciaram em sala de aula e tenham a oportunidade de divulgar o que a escola oferece para a comunidade local. Estão sendo apresentadas atividades pedagógicas que ao longo ano vem sendo produzidas pelos estudantes. Durante a programação, os estudantes contextualizam conteúdos de forma que eles entendam como esses conteúdos possam ser aplicados no cotidiano da comunidade.

Os estudantes das turmas de agroecologia apresentaram o projeto Ecotanque. A ideia consiste na construção de um reservatório hídrico com capacidade para dez mil litros de água, utilizando materiais de baixo custo e impacto ambiental. Durante o período de estiagem na região e com o racionamento de água na escola, a iniciativa assegurou o bom funcionamento do curso para a realização das atividades práticas. Contudo, os estudantes têm a intenção de multiplicar esse projeto para os pequenos e médios agricultores da localidade garantindo, dessa forma, a produção para o sustento da família. Para a construção do reservatório foram utilizados: papelão, areia, cimento, tela aramada e barro.

O estudante do 3° ano, Anderson Pereira, ajudou na construção do projeto e contou que estava muito satisfeito com o resultado do tanque. “Foi uma experiência muito enriquecedora participar da construção desse projeto. Com ele aprendi técnicas que nunca sabia que existia. Não entendia nada de agroecologia e pude aprender essa com essa disciplina no decorrer das aulas teóricas e práticas. É um privilégio muito grande ajudar na construção do Ecotanque”, afirmou.

A escola também possui o projeto Jovem Inventor, que fomenta os estudantes a desenvolverem iniciativas tecnológicas, empreenderas e sustentável. Durante as aulas, os estudantes do 1º ano do curso de redes criaram um sistema de irrigação que reutiliza motores de impressoras, cano de PVC e placas de arduino. A criação irá reutilizar a água do ar-condicionado da escola para a irrigação das plantações feitas pelos estudantes do curso de agroecologia. O protótipo pode ser utilizado manualmente e, futuramente, por aplicativo ou wi-fi. “Tenho aprendido muita coisa com esse projeto. Meu interesse sempre foi em redes de informática e pretendo continuar nessa área assim que terminar meus estudos. Vou continuar buscando coisas novas e inovadoras, de forma sustentável, que possa ajudar nossa sociedade”, expressou o estudante do 1º ano, Igor Teixeira, um dos desenvolvedores do projeto.

No centro do Espaço Germinar existe um canteiro que é tanto funcional como ornamental. O local representa o símbolo da escola, que é uma árvore, com conectores de internet, representando a rede, formando a ligação dos cursos de rede, agroecologia, enfermagem e agronegócio. Na parte externa plantação são semeadas hortaliças. Nos frutos que ramificam seus galhos possuem temperos e plantas medicinais que atuam como repelentes naturais. Portanto, o espaço consegue ter um consorcio de plantas oleícolas e medicinais, além de temperos de forma harmoniosa evitando o uso de pesticidas químicos. 

Além disso, os estudantes criaram o Galinheiro Móvel. A estrutura feita com arame galvanizado e canos de PVC permite uma estrutura leve, fácil de manusear e móvel, para que possa atender às necessidades de pequenos produtores, em geral de base de agricultura familiar, ao passo que possa ser removido para potencializar o uso do pasto e fertilização do solo. Ainda assim, outros projetos estão sendo encaminhados na abordagem da tecnologia alternativa, como a criação de mudas de plantas, da “chocadeira” (um equipamento que substitui o papel da galinha para chocar os ovos enquanto a ela continua pondo ovos ao invés de chocar) e a construção de telhados com garrafas pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário